Uma boa notícia chama a atenção dos viajantes de plantão. A Anvisa diminuiu – e muito – a burocracia para quem precisa fazer a carteira de vacinação internacional que é exigida por vários países, principalmente, contra a Febre Amarela. Então, como este procedimento agora está disponibilizado através da Internet, fizemos um tutorial para facilitar a vida de quem vai viajar ao exterior e precisa emitir um novo documento. Por que você precisa de ter em mãos este documento? Países como Panamá e África do Sul estão apertando o cerco e cobrando a apresentação dele.
Passo-a-passo
Inicialmente você deverá acessar o Portal do Cidadão do Governo Federal e efetuar um cadastro simples, com CPF, Nome completo, e-mail e verificar a caixinha do Capctha.
Na próxima tela, haverá opções para provar sua identidade, apenas clique nas confirmações, dia de nascimento, mês, ano, ou opções que podem aparecer que confirmem sua identidade. O próximo passo é ir até sua caixa de e-mail e clicar no link que eles te enviaram pelo e-mail do “naoresponda-ecidadao“.
Ao clicar no link você será encaminhado à tela onde preencherá seu CPF novamente e criará uma senha de acesso que será sua credencial de entrada no portal, sempre que precisar acessá-lo.
Ao finalizar este cadastro, novamente você será encaminhado para a tela de login. Entre com seu CPF e senha recém criados e passe ao próximo passo. Acesse o site www.servicos.gov.br e você poderá já fazer a emissão do CIVP – Certificado Internacional de Vacinação como está destacado na tela abaixo.
No próximo passo você deverá ter em mãos o comprovante de vacinação contra febre amarela que você recebe ao tomar a dose em um posto da rede pública ou privada para poder solicitar seu comprovante internacional. Basta clicar em solicitar para iniciar o processo.
Preencha todos os dados pedidos na tela: data de nascimento, sexo, estado e cidade. Além disso, anexar uma foto do documento pedido que você selecionou, Carteira de Identidade, CNH ou Passaporte. Depois de subir a foto do documento, clique em “adicionar na tabela” e em “avançar”.
Selecione o tipo de vacina, digite o lote e a data escritas no seu cartão. Fotografe frente e verso do seu cartão de vacinação recebido pelo estabelecimento que você foi vacinado e clique em “enviar solicitação”.
Após enviar sua solicitação, o sistema prevê cinco dias úteis para análise. Caso seja aprovada, você deverá voltar ao site www.servicos.gov.br e, no próprio sistema, (com seu login e senha) aparecerá seu certificado na aba “minhas solicitações”. Aí é só clicar no seu documento e imprimir.
Siga algumas dicas
- Antes de fazer uma viagem internacional, verifique se o país de destino obriga o viajante a apresentar o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela e evite problemas.
- Se você está no grupo que não pode ser vacinado, peça ao seu médico que emita um laudo comprovando que você não pode tomar a vacina e procure um posto da Anvisa (geralmente nos aeroportos) para retirar um documento de isenção da vacina.
- A OMS já define que você precisa ser imunizado uma única vez. Portanto,se você já tem o certificado internacional, mesmo com o prazo de validade vencido, não será necessário pedir outro documento ou tomar outra dose.
- Se você perdeu seu cartão de vacina regional (necessário para emitir o internacional) você deve procurar o posto que tomou a vacina para retirar uma segunda via ou procurar um posto da Anvisa.
Países que exigem o certificado internacional
No site da Anvisa há uma lista com todos os países que exigem a vacinação contra Febre Amarela, procure informações sobre eles.
Comece agora o planejamento da sua viagem:
Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis.
Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na Rentcars.
Siga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.