Os rios estão entre os maiores presentes que a natureza deu para o Brasil. Todos os Estados contam com afluentes que trazem alimento, beleza e renda. Em Bonito, a maioria deles são protegidos pelas autoridades, possibilitando que a gente tenha acesso a uma natureza virgem, com pouca interação com o homem e garantindo este contato que poucas pessoas podem ter ao redor do mundo.
Claro, não poderíamos falar em Bonito sem falar dos vários rios que cortam a região. Lá, eles são navegáveis, explorados de uma maneira consciente, sem influenciar sua formação e vida.
Mergulho superficial no Rio da Prata
Como o tempo era curto na cidade, resolvemos fazer duas flutuações. Uma delas, no Rio da Prata. O acesso é um pouco distante de Bonito, cerca de 50 km até o Recanto Ecológico. Chegando ao local há uma recepção que vai te apresentar o guia, que passa instruções e o equipamento necessário – snorkels e roupas térmicas.
Depois disso, você e seu grupo fazem uma pequena trilha a pé, seguindo para um carro até o rio. De lá, começa a aventura. As imagens são impressionantes! Os peixes, a natureza intacta…Tudo! Vale a pena pelo aprendizado e pelo contato direto com a natureza. Uma parte do grupo que mergulhou conosco avistou uma sucuri, que não oferece risco ao ser humano enquanto está nadando e não se sente intimidada. Ou seja, a flutuação é tão segura quanto nadar com os tubarões em Fernando de Noronha. O valor fica em R$ 184,00 (baixa temporada de 2015).
Existem dois passeios no mesmo rio. Um chamado Rio Sucuri e outro, flutuação na Barra do Sucuri. Escolhemos o da Barra pela opção de subir o rio contra a corrente de barco remando e voltar flutuando pela correnteza. Além disso, a forma de tratamento que os donos do Barra do Sucuri dão aos seus funcionários e exploração sustentável do Turismo, nos fez bater o martelo. No trajeto pudemos observar pássaros – como o Cafezinho -, um jacaré nadando conosco e até uma lontra. Animais que não ameaçam por ter sua natureza ali, intocada e sem intervenção humana. Preço: R$ 99.00.
Outros rios:
Há uma série de opções de flutuação em outros rios e afluentes de Bonito, como a Lagoa Misteriosa, o Aquário Natural e o Rio Formoso. Tudo depende do seu tempo e do seu gosto por esta aventura. Os passeios incluem os equipamentos de segurança (roupa térmica e colete) e os snorkels. Entre em contato com uma agência credenciada e pesquise qual se encaixa ao seu perfil para contemplar o que Bonito tem de melhor a oferecer.
Dicas:
– Devido a alto teor de calcário e magnésio na água em Bonito evite tomar água da torneira – beba água mineral.
– Levar roupa de banho, roupa extra e toalha em todos os passeios
– Os programas de flutuação não é permitido o uso de protetor, bronzeador solar ou repelente
– Leve uma câmera subaquática de boa qualidade. Se não tiver, alugue! Você vai querer registrar este momento.
Aproveite!
Comece agora o planejamento da sua viagem:
Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na Rentcars. Siga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.