Cholula é uma cidade próxima a Puebla, 14 km. Uma interpretação considera que o nome da cidade significa “lugar dos que fugiram”, possivelmente referindo-se à migração Tolteca-Chichimeca por volta do ano 1000 d.C. Nela, o viajante vai encontrar a maior pirâmide do mundo em volume, além disso, uma igreja erguida por cima desta pirâmide pelos espanhóis. Um lugar para percorrer os túneis feitos pelos exploradores e conhecer o monumento por dentro.
Para chegar a Cholula, caso o viajante esteja em Puebla, pode ir até a estação de ônibus central da cidade. O pagamento é feito ao motorista que entrega um comprovante ao passageiro. O preço da viagem é em torno de $12 pesos, ida e volta.
Chegando na pirâmide, tem um guichê na entrada de um dos túneis. O monumento é aberto diariamente e o preço é em torno de $50 pesos, que dá o direito de visitar a pirâmide por dentro, pelo labirinto de túneis de 280 metros construídos pelos exploradores e, por fora, as construções que se mantiveram durante mais de mil anos. Além disso, o bilhete dá o acesso ao museu com peças recuperadas pelos arqueólogos em uma exposição permanente.
Labirinto de túneis por dentro da pirâmide de Cholula |
Maquete mostra a proporção e um raio-x do monumento |
Um pouco da História que envolve o monumento diz que ele foi erguido em homenagem ao Chiconauhquiáhuitl, o deus das noves chuvas. A pirâmide de Cholula é coberta por uma montanha, com muita mata que a encobre inteira. Acima dela, os espanhóis construíram uma igreja dedicada à Virgem dos Remédios. A pirâmide tem 66 metros de altura e em torno de 4 mil quilômetros em volume.
Igreja erguida pelos espanhóis em homenagem à Virgem dos Remédios – Um templo sobre o outro. |
Vulcão de Popocatépetl
O vulcão de Popocatépetl também chama atenção em Cholula. Ele é um dos mais ativos do México e chegou a dar dor de cabeça à população em 2013, quando deixou toda a cidade em alerta com uma erupção. O horizonte fica impressionantemente bonito com o vulcão compondo e enriquecendo a paisagem. Ele fica no Estado do México, mas é mais bem visualizado em Cholula.
Vulcão de Popocatépetl “vigiando” a cidade |
Gastronomia
Existem vários restaurantes pela cidade. Mas o que chama atenção são as frutas desidratadas – cereja e ameixa – vendidas por ambulantes. Além de pequenas barracas que vendem grilos, frutas, farinha e grãos. É comum comer grilos na região, portanto, bom apetite!
Cidade dos Contêineres
Próximo à pirâmide existe uma cidade chamada assim. Nada tão surreal ou grandioso, apenas vários contêineres enfileirados, com alguns restaurantes e lojinhas (bem caros). Muita gente diz que é um lugar extravagante ou bonito. Mas não impressiona muito. Se passar por Cholula, pode valer a visita para apenas conhecer ou comer no local.
Comece agora o planejamento da sua viagem:
Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na Rentcars. Siga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.