Se você pensa em caminhar pela Calle Florida, tenha certeza, vai escutar um monte de gente parada nas portas das galerias ou no meio da rua falando: – Cambio, cambio, cambio. Dolares, reales.
Pois é, trata-se do câmbio paralelo, aquele que não é legalizado pelo Governo e que tem um grupo que vende com taxas mais vantajosas.
A explicação disso pode ser longa, mas vou simplificar. O Governo da Argentina taxou o peso no mercado, atualmente, assim: Um REAL equivale a 2,45 PESOS. De cara, nossa moeda é mais valorizada que o Peso. Mas ainda há o câmbio paralelo, que chamam de câmbio negro. Ele pode chegar a taxar o real por até $4,50 (pesos argentinos). Ou seja, se você estiver com R$200 pode trocá-los por $900.
Não preciso dizer que é uma operação arriscada, né? Sim, você corre o risco em levar notas falsas nas casas de câmbio ilegais ou na rua. Por isso, eu não recomendo. Alias, este post quer apenas esclarecer o motivo pelo qual isso acontece.
O Governo da Argentina valoriza a moeda do país. Eles colocam nas casas de câmbio legalizadas a moeda no valor de R$2,45. A visão do Governo é assim, o peso custa isso e pronto. Massss, para quem mexe com dinheiro todos os dias e tem muita moeda guardada, a visão é outra. A moeda não vale o que o Governo diz e vendem pelo preço mais competitivo.
A grosso modo, são duas visões, a visão dos estruturalistas – caso do Governo que diz que o Peso vale isso e pronto – e a visão dos liberalistas – que pensam que o mercado é livre para se comerciar o valor do jeito que é na realidade.
Resumindo: Por mais que o Governo da Argentina tente taxar no Mercado um valor X, vai ter gente com pesos no bolso dizendo que vale Y.
Dica da hora: cuidado onde vai trocar seu dinheiro. Levar dólar é uma boa opção, opte pelos lugares (bares, lojas, etc) que aceitam o dólar no valor do mercado paralelo. Como assim? Estes estabelecimentos aceitam dólar e comercializam seus produtos com o dólar valendo mais que a taxa oficial, portanto, barganhe! Diga que em outra loja viu o mesmo produto ou serviço ser cobrado com o dólar mais valorizado. Um dólar no mercado paralelo vale nove pesos. No oficial um dólar vale $5,28. Se o vendedor se recusar a aceitar o valor paralelo, dê adeus a ele e procure o próximo, um que aceite.
Dica da hora II: A maioria dos estabelecimentos não aceitam Real mas a maioria aceita dólar. Trocar nas casas de câmbio é fácil e praticamente todos estabelecimentos aceitam cartão de crédito. Ao pagar no cartão de crédito (tarjeta), principalmente em restaurantes no Carminito, veja se eles não cobram uma taxa a mais, por não ter máquina de cartões e usar a máquina de outro estabelecimento, fique de olho!
Comece agora o planejamento da sua viagem:
Booking.com
Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na Rentcars. Siga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.